Quem sou eu

Minha foto
Meus queridos, a postagem abaixo foi a última neste endereço. A partir de agora, meu blog (textos novos e antigos) estará no site do jornal O Diário. Acesse: odiario.com/blogs/luoliveira. Espero contar com vocês todos que já "passaram" por aqui! Beijo grande!!! LU - 08/09/10

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Lembranças de um tempo bom...

Sonhos de creme: lembranças doces (literalmente!) da minha infância
Há uma comunidade no Orkut cujo título é "Quem gosta de passado é museu". Minha mãe também usa essa frase quando meu pai começa a contar suas histórias da "carochinha". Nesse aspecto - e em alguns outros - creio ter "puxado" pra ele. 

Sou absurdamente nostálgica. Além de ser saudosista, tenho uma memória prodigiosa para datas. Lembro-me de situações com riqueza de detalhes. Nomes e lugares. Cheiros, gostos, sons, imagens. Todas as lembranças despertam em mim uma infinidade de sensações e sentimentos.

Já chorei muito ao volante ouvindo músicas antigas. Choro mesmo, de verter lágrimas. Quando acontece isso e paro em algum semáforo, o motorista ao lado deve achar sou louca; se tivesse oportunidade de me conhecer, teria certeza.

O fato é que, de vez em quando, postarei por aqui lembranças da minha história, principalmente as vividas na infância e adolescência, que foram períodos inesquecíveis!!! Alguém pode perguntar: "o que faz esta mulher acreditar que teremos interesse em saber dessas coisas?". Bem, talvez o relato em particular não tenha a ver com alguém, mas o que ele simboliza pode também despertar a mesma saudade que sinto.

Hoje quero me recordar dos meus primeiros anos de escola. Estudei de 1980 a 1985 no Colégio Estadual Duque de Caxias, aqui em Maringá. Naquela época, o uniforme das meninas era uma saia azul-marinho de pregas (estilo a novelinha mexicana "Rebelde"), uma camisa branca com botões e um bolso em que havia o emblema do colégio, meias brancas até o joelho e sapato preto (bem feminino, viu?). Uma graça!!!

E a primeira bolsa? Uma maletinha marrom, comprada com sacrifício pelos meus pais. Os materiais eram doados pelo governo. Na hora do recreio, comia sempre a merenda; uma delícia (detalhe: fiz isso até os 17 anos!). Cada aluno levava seu prato e sua colher. Consigo me lembrar  perfeitamente do gosto de cada refeição: polenta com carne moída, sopa de legumes, hum... Nunca apreciei os pratos doces, como arroz doce (só o da minha mãe é divino!!!) e canjica.

De vez em quando, não sei bem qual era o critério, mas minha mãe me dava um dinheirinho. Ah, que alegria! Sabem qual era o motivo da felicidade? Um sonho recheado de creme! Jesus! Tenho vontade de chorar só de imaginar minha carinha, com 7 ou 8 anos, olhando com um desejo absurdo para aquele sonho. Agora, 30 anos depois, posso comprar quantos eu quiser e não posso comer por causa da balança! Que nervo!!!

Não queria voltar ao passado, a não ser como "visita", caso existisse a famosa máquina do tempo. No meu presente estão meu marido e meus filhos e não me imagino sem eles. Mas amo abrir meu baú de recordações e farei isso mais vezes. Ele não tem cheiro de mofo, como alguns podem pensar. Ele tem cheiro de lembranças; ele guarda retratos de um tempo bom. E nada nem ninguém jamais tirarão isso de mim.

Até a próxima sessão "túnel do tempo"!!! 

6 comentários:

  1. Há.... daora... parte da minha infancia tem cheiro de cigarro... Meu avô fumava e de certa forma, eu gosto do cheiro por causa disso...
    uma coisa é certa, ninguém entende a profundidade de nossas memórias do que nós... bom tema, professora... ;**

    ResponderExcluir
  2. Lu,
    lembrei dos sonhos recheados que minha avó materna fazia, nunca mais comi iguais aqueles.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lu...

    sabe que lendo seu texto me veio imediatamente um gostinho memorável e que deixou saudade que era "aquele" café da tarde da vó Amélia, chá docinho, infinitas novidades que o vô gostava de trazer da padaria fruto de suas incansáveis andanças....e pq não lembrar daquela M A R A V I L H O S A tubaina !!!...to lembrando até da marmitas que eu e o Du devorávamos na fazenda !!! é eu diria que a comida é lembrança permanente..rss !!! e interessante como só retratam bons momentos...

    ResponderExcluir
  4. Ah, Ricardo, fui às lágrimas com o seu comentário. Parece que me senti lá na casa da vó e do vô, nos nossos bons tempos de criança. Volto a afirmar: amo o meu presente, mas sempre serei apaixonada pelo meu passado. Continue comentando, ok? E uma novidade: a partir da próxima semana, serei uma das blogueiras oficiais do jornal O Diário, o principal aqui de Maringá. Mais uma benção de Deus em minha vida! Beijo grande pra você e pra Fran!!!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkk...na nossa família a comilância sempre estará nas listas dos "bons momentos", sabemos bater um bom garfo..hahahahah, embora hj em dia sabemos selecionar mais..o Ricardo adora lembrar da tubaina..rsrs, e dah mta saudade dos velhos tempos mesmo..

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu...Eu não fui tão profunda quanto o Ricardo...hahahha...Talvez agora eu vá envergonhar a classe dos Baratelas...Do sonho à tubaina...Mas nunca me esquecerei daquelas férias que tivemos com gelo e água, lá no AP da nossa prima Kelinha, em Londrina...hahah...Vc não estava lá pra curtir a modesta falta de recursos...hahahah...Pergunta pra Jú, ela poderá narrar os fatos....
    Vendo os sonhos que postou, percebo o quão Deus tem honrado na vida de toda nossa família! Seja com alimento físico, seja com alimento espiritual!
    Um beijo grande pra vc que escreve tão maravilhosamente bem!
    Dani

    ResponderExcluir