Quem sou eu

Minha foto
Meus queridos, a postagem abaixo foi a última neste endereço. A partir de agora, meu blog (textos novos e antigos) estará no site do jornal O Diário. Acesse: odiario.com/blogs/luoliveira. Espero contar com vocês todos que já "passaram" por aqui! Beijo grande!!! LU - 08/09/10

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Palavras também para os palcos...

Esta é a Feiamir, ops, quer dizer, Lindamir!
Também aprecio escrever peças de teatro. Ainda engatinho nesta área, mas dou minhas "rabiscadas". Já fiz algumas e, inclusive, registrei-as para não ter problemas mais tarde. Vou apresentar aqui uma bem simples. Escrevi a pedido de alunos do Ensino Médio, que precisavam "misturar" um casamento caipira com a temática da Copa (neste ano). Parece extenso, mas você lê "num tapa"!!!

PERSONAGENS:NOIVO / NOIVA ; PAIS DA NOIVA; PADRE; PADRINHOS ( 2 CASAIS); CONVIDADO A e B + FIGURANTES
Todos esperam pela noiva
Padre (dirigindo-se ao noivo) : Escute, filho, será que a noiva esqueceu o horário do casamento?
Noivo: Deus te ouça, padre... quer dizer... imagine, padre, ela esperou muito por esse dia!
Mãe da noiva: Esperou mesmo! Nossa! Nem acredito que minha linda filhinha vai casar!
Madrinha do noivo (com deboche, cochichando para seu par): “Linda filhinha”? Ué! Será que estamos mesmo no casamento certo?
Convidado A:  Vamos apressar isso aí que hoje tem jogo do Brasil!
Convidado B: É mesmo... Ninguém merece casamento em dia de jogo da Copa!
Padre: Silêncio, meus irmãos, senão mando todos vocês pra coordenação!!!
Noivo: Padre, vamos combinar o seguinte: mais 5 minutos só. Se ela não aparecer, a gente deixa pro final de semana que vem. O que acha?
 Mãe da noiva: O quê? Não banque o espertinho, Godofredo! Fez “mal” pra minha filha e agora quer cair fora é?
 Padrinho da noiva: Fez “mal”? Eu ouvi dizer que ela não achou nada mal...
 Padre: Mais respeito! Estão pensando que aqui  é a casa da sogra?
 Mãe da noiva (sentindo-se ofendida): O quê???
 Padre: Desculpe, senhora, mas é que aqui é um lugar de respeito.
 Mãe da noiva: O senhor está insinuando que a minha casa não é um lugar de respeito?
 Noivo (intervindo na discussão): Calma, sogrinha, calma. É que o “seu” padre está nervoso com tanta demora. 
Convidado A (olhando no relógio): Nossa! O jogo já vai começar! (disfarçando) Ainda bem que trouxe o meu radinho!
 Ouve-se a música de entrada da noiva; todos se “ajeitam”. O noivo  faz uma “cara” de decepção.
A noiva e seu pai entram. Ela está feliz da vida, mas ele faz cara de poucos amigos.
 O noivo não se manifesta para encontrá-los e o padre lhe dá um empurrão.
 Ao entregar a filha ao genro, o sogro fala:
 Sogro: Ainda bem que cumpriu a promessa, seu safado! Afinal, quem sabe tenha um pouco de juízo!
 O noivo vai dar um beijo na noiva, mas ela está tão feia que ele sente arrepios.
 Os dois vão para o altar.
 Padre: Irmão e irmãs, estamos aqui reunidos, há pelo menos umas duas horas, para finalmente celebrar a união destes dois jovens...
 Madrinha do noivo: Jovem? Esta encalhada?
 Padre: Bem... continuando. Estes dois jovens, Godofredo e Lindamir, que hoje vão começar uma nova família. 
Enquanto o padre fala, os convidados tentam disfarçar, mas estão mais preocupados em saber sobre o jogo.
 Padre: Feiamir...
 Noiva (bem brava): É “Lindamir”, padre!
 Padre: Ah, me desculpe, filha... Lindamir, aceita Godofredo com seu legítimo esposo, prometendo-lhe ser fiel mesmo quando ele ficar gordo, careca e com chulé?
 Noiva (derretendo-se para o noivo): É claro que aceito!!!!!!
 Padre (batendo no ombro do noivo): Godofredo, você é um herói...
 Pai da noiva: Por quê, padre?
 Padre (disfarçando): Ah, por nada não... É que é tão difícil hoje em dia alguém constituir família, não é mesmo?  Godofredo, aceita Lindamir, esta (engasgando) “linda” mulher como sua legítima esposa, prometendo-lhe ser fiel mesmo quando ela ficar gorda e feia?
 Noivo: Mas ela já é assim, padre...
 Padre: Bem, nesse caso fica mais fácil, porque você não vai casar enganado. E então, aceita?
 Paira um silêncio no ar. O noivo ajeita a gravata, como se estivesse sufocado. Os pais da noiva olham para ele com ar ameaçador.
 De repente, ouve-se um grito:
 Convidado A: É GOL!!!!!!!!!!!! GOL!!!!!!!!!!!!!!!!! GOL do Brasil!!!!!!!!!!
 Todos se esquecem do casamento. Pulam, gritam e festejam. As madrinhas tiram das bolsas cornetas e/ou bandeirinhas e comemoram. Nem o padre fica de fora.
 Noiva: QUIETOS, todos vocês!!!!!!! Agora vamos voltar pro casamento. Meu amorzinho precisa dizer que me aceita com sua esposa!
 Todos se “recompõem”.
 Padre: E então, meu filho? Aceite logo pra gente pra gente pegar pelo menos o segundo tempo.
 Noivo (contrariado): Tá legal... Aceito vai...
 Os pais da noiva comemoram.
 Padre: Bem, se alguém tiver alguma coisa contra esse casamento, diga agora ou cale-se para sempre!
 Noivo (levantando a mão): Eu tenho,  padre!
 Todos se espantam.
 Padre: Você??? Mas você acabou de aceitar a Lindamir como sua esposa.
 Noivo: É... mas o senhor não tinha feito essa pergunta. Eu não quero me calar pra sempre!
 Padre: Não estou entendendo, filho!
 Noivo (um pouco inseguro): É que... bem... vou falar: eu não fiz mal nenhum a esse “tribufu”.  Dei umas bitocas, é verdade, num dia de bebedeira, mas foi só. Aí o pai dela aproveitou pra me chantagear:  disse que se eu não casasse com a filha dele ia conhecer Jesus mais cedo. É. Foi isso. 
 Pai da noiva (partindo para cima do noivo): Seu desgraçado! Vou te matar aqui mesmo!
 Padre (tentando “apartá-los”):  Calma, meus filhos, lembrem-se de que só o amor constrói.
 Confusão geral.
 Mãe da noiva: Ah, meu Deus, o que a cidade vai falar?
 A noiva chora compulsivamente.
 Noiva: Ah, e eu achei que tinha desencalhado!!!!
 Convidado B: Mais um gol!!!!! GOL!!!!!!!!!! GOL!!!!!!!!!!!
 De repente, mais uma vez todos se abraçam e comemoram, inclusive o pai do noivo e ele.
 Convidado A: Quer sabe, gente? Vamos todo mundo lá pra casa! Hoje o dia é de festa: a seleção tá ganhando! O que mais importa? Depois o pai da noiva mata o cara, mas depois do jogo, faça o favor!
 Pai no noivo: É justo. Mas depois do 90 minutos você me aguarde, seu sem-vergonha!
 Todos saem da “igreja” gritando “Brasil, Brasil, Brasil!!!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário