Quem sou eu

Minha foto
Meus queridos, a postagem abaixo foi a última neste endereço. A partir de agora, meu blog (textos novos e antigos) estará no site do jornal O Diário. Acesse: odiario.com/blogs/luoliveira. Espero contar com vocês todos que já "passaram" por aqui! Beijo grande!!! LU - 08/09/10

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Quem vê capas não vê coração...


Vou ser muito sincera: na academia, no salão de beleza e nos consultórios em geral as revistas de celebridades são meu melhor passatempo. Na academia, nem percebo os 30 minutos de esteira; no salão, uma opção enquanto o secador faz aquele barulho insuportável; nos consultórios, me fazem reparar menos que atendimento com hora marcada é uma grande mentira.

Bem, mas fora essa "grande" serventia, de resto as revistas são uma piada. Vende horrores nas bancas, eu sei.  Fora os assinantes. Fazer o quê? Aquele universo todo, cheio de gente bonita, magra e sem problemas mexe com o imaginário popular.

Não preciso nem ler os textos na íntegra (são tão parecidos, só mudam os personagens...); as figuras, as legendas e as letras maiores já me permitem uma análise filosófica sobre a futilidade do mundo artístico. E olhe que eu nem precisei ir a castelos ou ilhas para encontrar o meu "eu" e refletir sobre isso. 

Vejamos alguns exemplos: uma famosa carrega o filho nos ombros. Tá. Então vem a frase patética: "Fulana. Super-Mãe". O quê? Por estar carregando o filho nos ombros? Super-mãe é aquela que carrega seu filho no colo em um ônibus lotado, às 6 da tarde, voltando do trabalho, depois de ter passado na creche, já pensando no cardápio do jantar e lembrando da pilha de roupas esperando no tanque.

E o "casa/separa; casa/separa; casa/separa" (alguém aí, chegando aos 40 como eu, lembra-se do "Cala a boca, Batista"?) Fala sério!!!! Tudo bem que na vida real também há separações, mas o que irrita são as declarações do tipo "Encontrei o homem da minha vida". Seis meses depois: "Fizemos uma análise e percebemos que cada um tinha que ocupar seu espaço. Mas continuamos nos amando e somos amigos." Deixe-me ver se consigo manifestar o que entendi dessa frase: ???????????????????????????????????????????????????????????????????????
Ou então: "Fulana, solteira novamente, celebra nova fase." A mulher está louca para arrumar um novo companheiro e sair na próxima capa e dizem que ela "celebra" a solteirice????

Também chama a atenção como os ricos e famosos (e os pobres que querem ser famosos na marra) são imunes aos sofrimentos da vida. Casais se separam, mas ninguém sofre, nem mesmo os filhos; mulheres não sentem enjoos durante a gravidez, não sentem dores na hora do parto e os bebês não choram de cólica. Os que ficam fora da mídia por algum tempo, na "geladeira", como dizem, estão sempre envolvidos em mil projetos, mas jamais admitem a má fase. 

E, por fim, aquelas fotos patéticas ao lado da banheira, no topo da escada, olhando para os 156 pares de sapato, fazendo de conta que a família está reunida tomando café da manhã blá blá blá. É muito brega se deixar fotografar em todos os cômodos da casa, mesmo que seja uma mansão. Coisa de gente com muito dinheiro e pouca noção.

E aqui estou eu. Uma recém-blogueira, uma modesta aprendiz de escritora, tentando fazer este simples blog "bombar", sem nunca ter saído em alguma revista, nem mesmo no rodapé da última página. 

Quer saber? Não quero fama. Quero reconhecimento. E isso eu posso ter mesmo estando bem longe de castelos e ilhas. 

2 comentários:

  1. Lu,
    Você já tem meu reconhecimento e minha admiração.
    Adorei este texto::)

    ResponderExcluir
  2. A-D-O-R-O esses textos, é mto engraçado msm, na clínica as revistas de fofocas ficam todas reviradas, enqto a Veja fica bem arrumadinha..rsrs, fofoca é bom, mas as vezes a gte tem q rir dos absurdos q lemos...

    ResponderExcluir