Quem sou eu

Minha foto
Meus queridos, a postagem abaixo foi a última neste endereço. A partir de agora, meu blog (textos novos e antigos) estará no site do jornal O Diário. Acesse: odiario.com/blogs/luoliveira. Espero contar com vocês todos que já "passaram" por aqui! Beijo grande!!! LU - 08/09/10

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Louca por ti, escrita

Prometi hoje aos meus alunos da 6ª A que faria um texto em homenagem a eles. Na verdade, "homenagem" é um termo muito exagerado, vamos combinar... mas é que estamos estudando o gênero "diário" e, como o blog é um diário virtual, falei que escreveria sobre nossa aula. Fizemos um texto coletivo, simulando um diário da personagem Tati, uma adolescente muito "doidinha", interpretada pela atriz Heloísa Perrissê. Não é tarefa fácil estimular a garotada a escrever. Com tanto apelo visual a que essa geração é exposta, às vezes a atividade escrita fica em segundo plano. Sou apaixonada por isso e tento ao máximo contagiá-los com essa "febre pelas palavras". Como perseverança é uma das minhas marcas, continuo tentando fazê-los perceber o quanto pode ser fascinante tirar coisas do coração e da cabeça e transferir para o papel. É claro que papel aceita tudo, então precisamos estar atentos às regras do nossa língua, mas isso pode ser muito mais fácil do que se imagina. Eu, pelo menos, me sinto mais realizada depois que escrevo. E você, tem uma boa relação com a escrita???

2 comentários:

  1. Escrever é praticamente uma terapia.
    Infelizmente, hoje em dia tanto a leitura quanto a escrita estão sendo desvalorizadas.
    Parabéns pela sua perseverança, tenho certeza que você conseguirá plantar a sementinha das palavras em vários corações!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A Lucilene sempre será a "professora Lu" deste aluno que já foi muito arteiro. Essa pessoa fantástica faz parte dos indivíduos responsáveis pela minha paixão lúdica diante das palavras e confiança diante de minha liberdade criativa. Liberdade que é fruto de três paixões humanas que cultivo: a literatura, a fotografia e o cinema. Para minha felicidade pratico cada uma delas na medida do possível.

    No entanto o que mais me deixou feliz é ver as palavras da professora Lu em literatura. Desde o tempo guri arteiro que falava demais em sala de aula. Enquanto desenhava, lia e escrevia coisas que não condiziam com a aula em questão, sempre imaginei, ou melhor, sempre desejei ler algo de autoria da professora Lu. Ainda hoje tenho em mente todas as aulas, inclusive sobre literatura nacional que na época não me agradava tanto. Recordo que havia paixão e entusiasmo em cada palavra. Diante de tais palavras imaginava como seria seus escritos. Não sei por que, mas imaginava crônicas com perfume de Cecília Meireles... Diante deste blog, fico feliz ao ver a produção de alguém que admiro no campo profissional, educadora e amiga. Você sempre foi uma "mãezona" em sala de aula. Parabéns pelo blog professora Lu!

    ResponderExcluir