Quem sou eu

Minha foto
Meus queridos, a postagem abaixo foi a última neste endereço. A partir de agora, meu blog (textos novos e antigos) estará no site do jornal O Diário. Acesse: odiario.com/blogs/luoliveira. Espero contar com vocês todos que já "passaram" por aqui! Beijo grande!!! LU - 08/09/10

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cuidado com as "coisas do mundo"...

Dias desses, durante um bate-papo entre colegas, alguém defendeu a tese de que o ser humano (principalmente o homem) age por instinto quando o assunto é sexo, assim como qualquer outro animal. Havia implícito (ou explícito mesmo...) um discurso machista de que, quando o homem trai,  ele está agindo "instintivamente", ou seja, a pulada de cerca é um dom "natural". Vejamos: os animais irracionais, os cachorros, por exemplo, quando resolvem se acasalar, o fazem na rua mesmo, se por lá estiverem, ainda que à luz do dia e com muitas testemunhas. Ficam por ali, "enroscados", e não há a mínima preocupação com o que a vizinhança canina pode pensar deles. O homem (ou a mulher também, deixemos bem claro...) não faz assim. Só por que seria preso por atentado ao pudor? Acho que não só por esse motivo. A partir do momento em que as pessoas sentem vontade de ir pra cama (ou pro sofá, ou pra rede etc etc etc), elas, no mínimo, pensam em quando e onde esse encontro vai acontecer, mesmo que seja no banco traseiro do carro. Portanto, se fosse algo tão "instintivo" assim, um casal iria se "enroscar" na rua mesmo, sem esperar pelo momento ideal. Fico tão preocupada com a maneira banalizada, muitas vezes vulgar, com que o sexo é tratado hoje, principalmente pela mídia. Temo pelos meus filhos, crianças ainda, temo pelos meus alunos, a maioria adolescentes, o maior alvo de certas ações do "encardido". As propagandas de camisinha, produzidas pelo Ministério da Saúde, personificam o preservativo como um herói, um amigo que só quer o seu bem. Com uma meia dúzia no bolso, pode-se transar à vontade, seja com homem, mulher, gato, cachorro, com a  mãe... Não interessa se você conheceu a pessoa há 10 minutos. Está com vontade? Está com camisinha? Então seja feliz!!! Essa mentalidade é muito perigosa. As coisas "do mundo" são muito convidativas. Afinal, se o "encardido" tivesse realmente chifres e um garfo, fosse vermelho e cuspisse fogo, sairíamos correndo, mortos de medo. Mas não. Ele é cheiroso, agradável, tem voz melodiosa, traveste-se de alegria e prazer. Não estou aqui fazendo apologia à virgindade, embora minhas crenças me permitam vê-la como algo perfeitamente possível. Também não estou dizendo: não use camisinha! Mas acho que não podemos encarar o sexo como algo que tenha apenas o objetivo de satisfazer um prazer. Também ajo de forma errada quando ataco um bolo de chocolate, mesmo estando sem fome, apenas por gula. A relação sexual entre um homem e uma mulher é um dom de Deus, não é invenção do ser humano. Mas o sexo entre um casal que se ama e se respeita não acontece só na cama, à noite: ele começa com um bom-dia cheio de carinho, continua nas pequenas, mas delicadas ações do dia, naquilo que se faz para agradar o ser amado. O encontro carnal é uma consequência, não pode ser a causa de um relacionamento. Sei que muitos podem torcer o nariz lendo isso (ou até tenham vontade de torcer o meu...). Mas é o que penso. E digo isso com testemunho de autoridade, podem acreditar.

3 comentários:

  1. Você está certíssima, professora!
    Esse texto deveria ser veiculado em rede nacional!
    Que bom seria se mais pessoas pensassem assim...

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Sabe, compreendo perfeitamente o que quer dizer, fico pensando com frenquencia, principalmente quando atendo alguém que me procura com queixa de relacionamentos, que a maioria das separações que acontecem perto de nós, em nossa volta, não esta na frequencia ou na intensidade da relação sexual,(muito embora, a maioria acredita nisso), mas sim, na qualidade do relacionamento humano que existe entre eles, porque o primeiro a ir embora de um casamento, é o(a) amante, em seguida, é o amigo, e quando este vai embora, ja não existe mais casamento. Penso na qualidade do relacionamento, que quando cuidado da melhor maneira, a relação sexual será consequencia de algo que ja deu Certo!.

    ResponderExcluir
  3. Lu, sinto-me extremamente feliz em constatar mais uma vez que você, além de ser uma excelente escritora, é uma pessoa sábia e sensível às questões humanas. O mundo precisa de pessoas que não tenham receio de andar pela "contramão" do senso comum. Você entende que DEUS espera atitudes centradas de nós, que tanto o amamos!!! Amo você. Admiro você. Quero ser a primeira da fila na tarde ou noite de autógrafos!!! Bjs.

    ResponderExcluir