Quem sou eu

Minha foto
Meus queridos, a postagem abaixo foi a última neste endereço. A partir de agora, meu blog (textos novos e antigos) estará no site do jornal O Diário. Acesse: odiario.com/blogs/luoliveira. Espero contar com vocês todos que já "passaram" por aqui! Beijo grande!!! LU - 08/09/10

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Malditas bandeiras


Alguém nos salve da praga das bandeiras!!!
Toda vez que exponho o que vai pelo meu coração corro o risco de ser mal interpretada. Mas preciso fazer isso. Agora, por exemplo, vou escrever sobre "bandeiras". Mas não aquelas com as quais você enfeitou a sua casa neste ano, sonhando com o "hexa". Também não são aquelas bandeirinhas típicas das  festas juninas, que são guardadas anos a fio nas escolas em uma caixa de papelão. 

As bandeiras que ultimamente me incomodam são aquelas agitadas freneticamente pelas ruas, praças e avenidas da nossa cidade. É, mais uma vez, a praga do período eleitoral mexendo com nosso cotidiano. Sei que todos aqueles homens e mulheres, das mais variadas idades e "tipos", naturalmente devem estar mesmo precisando de dinheiro para se submeterem a isso. Não posso julgá-los, muito menos menosprezar o trabalho deles. 

Mas é óbvio que somente a força da necessidade faz alguém ficar, sabe-se lá quantas horas, embaixo deste sol escaldante dos últimos dias, agitando aquelas bandeiras ridículas. 

Queria muito que algum especialista em marketing político me explicasse qual a utilidade disso. Acaso irei votar no candidato X ou Y somente por que vejo todo santo dia aquelas malditas bandeiras?  Para mim, pelo menos, o efeito é reverso. É mais um critério de eliminação. 

Fico com compaixão das pessoas mais velhas, aparentemente tão cansadas. Algumas olham pro horizonte, agitando aquele "adereço" num gesto mecânico. Minha alma de cronista não perdoa: se o sinal está aberto, meus pensamentos não vão tão longe. Mas se paro por alguns segundos, é inevitável imaginar em que pensam aqueles senhores e senhoras. 

Talvez pensem apenas no quanto esse dinheiro os ajudará: quitar uma dívida, comprar uma TV, sei lá. Quem sabe reflitam sobre o porquê de precisarem, a esta altura da vida, fazerem um sacrifício dessa natureza por dinheiro.

Há também jovens. Meninas bonitas, que parecem até se produzirem para cumprirem sua função. Algumas balançam os cabelos, junto com as bandeiras. Vestem calças justas, usam óculos escuros. Quem sabe algum "olheiro" possa descobrir um novo talento das passarelas? Quem sabe um príncipe passe por ali e se encante com a "gata borralheira" , quem sabe...

Acho até que, dependendo do candidato, talvez quem pague por esse circo todo seja eu mesma. É investimento demais só para uma pessoa. E se eu pago, quem está ali, agitando aquela coisa, também pagou. Pagou antes pra receber depois. Feliz da vida.

6 comentários:

  1. Oi Lu.
    Não sei se você sabe, mas sou filiado ao PCdoB. Por causa disso já fiquei algumas horas segurando a bandeira do partido, não por dinheiro, mas por que eu realmente acretido nas propostas que defendo (ninguem do PCdoB de Maringá ganha pra isso).
    A questão é a seguinte, são três as bandeira que raramente são vistas e que são seguradas pelos partidários, a da JPT(juventude do PT)a da UJS(União da Juventude Socialista) e a do PCdoB. Eu, assim como todos do meu partido vou como voluntário panfletar nos bairros, mas minha função não é só entregar o papel, é conversar com o eleitor, tentar concientiza-lo que política é mais importante do que ele pensa, apresento as propostas e o "currículo" do candidato que defendo, recolho sugestões para as propostas de campanha. Isso é fazer política e conseguir votos.

    Simplestente segurar uma bandeira não deveria ganhar uma eleição, deve-se fazer política para se eleger.

    ResponderExcluir
  2. Pena que nem todos são assim, Paulo. Sinceramente, creio 90% daqueles que estão lá não têm a mínima noção daquilo que estão "empunhando". Não tenho aversão à política, como talvez meus textos possam sugerir. Mas me causa repugnância a forma de fazer política que boa parte dessas pessoas usa. Política é algo bom, necessário. Mas certas condutas nos desanimam. Continue lutando pela sua bandeira!

    ResponderExcluir
  3. Acho que você se equivocou a dizer que 90% estão lá por dinheiro, esso número deveria ser ampliado pra 99.9999%, Quando participo das atividades políticas converso muito com essas pessoas contratadas para segurarem bandeira. Algumas delas sabem que estão seguranda a bandeira da Dilma mas não sabem que o cara do lado deles que está segurando a bandeira do Serra está segurando a do opositor da dela. Elas estão lá simplesmente pelo dinheiro.
    Isso é lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Lu, minha visão com relação a isso é a mesma que a sua, não é uma aversão à política, mas as acões "idiotas" dos políticos.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente? Tinha colocado 99%, mas achei que podia ser muito impactante...

    ResponderExcluir
  6. Lu, seria interessante ver alguns desses políticos em algumas rotatórias segurando as tais bandeiras! Serviço pra eles!!!

    ResponderExcluir